sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Mel

Todo poderoso
O mel faz bem à saúde, alisa os cabelos e ainda ajuda a emagrecer


Ele está presente em muitas mesas de café-da-manhã dos brasileiros.
Com cereais, leite e frutas forma um saborosíssimo desjejum ou ainda pode ser comido na forma de favo.
Além disso, ele faz muito bem para a saúde, ajudando na parte pulmonar e coronariana.
Se formos falar de seus benefícios na parte estética, certamente essa reportagem iria se alongar demais.
É, o mel está com tudo e não está prosa.
E os médicos avisam: se você não costuma consumi-lo, é hora de rever os seus conceitos.
Quem nunca se curou de uma gripe com a famosa mistura de mel com própolis?
Pois é, o mel é conhecido, entre outras coisas, pelas propriedades terapêuticas. "O mel é bactericida, anti-séptico, tonificante, excelente digestivo, mesmo com um índice alto de açúcar e vasodilatador", cita a médica clínica e nutróloga Ana Maria Campos.
Ela ressalta que, além dos problemas pulmonares e de garganta, há estudos que indicam que o mel é um bom auxiliar em tratamentos do coração e da visão.
Mas é preciso parcimônia porque o mel é extremamente calórico.
Em sua composição estão presentes cerca de 75% de açúcar, seja em forma de glucose ou frutose.
Isto quer dizer que quem está com níveis altos de açúcar no sangue deve consumir de forma moderada, de acordo com indicação médica.
Muitas pessoas, entretanto, costumam substituir o açúcar branco refinado pelo mel. Segundo Ana Maria, essa substituição é bastante saudável. "O açúcar refinado no final das contas só tem calorias, enquanto o mel tem ainda outros elementos fundamentais ao bem-estar do corpo, como antioxidantes, minerais e vitaminas do complexo B, C, D e E. É fonte de energia", explica.
O mel nada mais é que uma substância açucarada produzida pelas abelhas a partir do néctar das flores. É por isso que existem vários tipos de mel e de coloração - eles variam de acordo com as flores utilizadas nesse processo, do tipo de terreno e modo de preparação.
Há quem diga que o mel é consumido pelo homem desde o início dos tempos, mas seus usos não se restringiam à alimentação.
Os sumérios, na Mesopotâmia, utilizavam para a escrita e os egípcios utilizavam a própolis (substância também produzida pelas abelhas) para embalsamar as múmias.
Mel para a belezaHá uso do mel também na parte cosmética.
Muitos produtos para a pele e para os cabelos têm o líquido em sua composição, isso porque ele ajuda a tonificar os músculos, influenciando no rejuvenescimento da pele. "Ele é adstringente e suavizador.
Para uma boa limpeza, basta misturar mel com caroço de mamão batido.
A pele fica uma seda", ensina a dermatologista Adriana Gouvêa.

Lisos com mel
As pesquisas foram tão amplas que agora já é possível alisar os cabelos com a ajuda do mel.
Aprovada pela atriz Cláudia Rodrigues, de "A diarista", da Rede Globo, a escova progressiva com proteínas de mel é perfeita para quem quer deixar as madeixas lisas de uma forma mais suave, porque ele age amaciando as fibras capilares.
O cabeleireiro André Machado, do salão A.M. Beauty Hair, em São Paulo, explica que este tratamento é repleto de vantagens.
Não gasta tanto tempo (demora cerca de uma hora e meia), é mais barata que as outras escovas progressivas (o valor varia de R$80,00 a R$150,00, dependendo do tamanho dos fios).
"E o melhor é que ela pode ser feita em todo e qualquer tipo de cabelo, inclusive aqueles que tiveram aplicação de outras químicas", explica ele, que recomenda o retoque a cada três meses em média.

O processo começa com uma massagem com mel puro. Depois, aplica-se um xampu para fazer a retirada do líquido, seguido de uma secagem superficial do cabelo.
A partir daí, os fios recebem o produto que age durante 30 minutos. Em seguida, é feita uma escova com um secador de turmalina, para dar mais leveza e brilho aos cabelos.
Após a escova, é a vez da chapinha de porcelana, passada mecha a mecha com uma temperatura de cerca de 200º Celsius.
Pronto, depois de 72 horas, lave os cabelos. Esse período é importante para deixar o produto agir sobre os fios. "Essa escova é muito suave e o resultado fica incrível.
A fórmula tem queratina hidrolizada com proteínas do trigo para reconstruir as fibras capilares, silicone, que fecha as cutículas e amacia os cabelos e, por fim, o mel que hidrata e dá brilho.
O cabelo fica muito sedoso, sem frizz e sem aquele aspecto dessas escovas progressivas que existem por aí", conta André.

Dieta do mel
Depois de alisar os cabelos, que tal emagrecer consumindo mel?
Acredite, é possível!
Pelo menos é o que promete o farmacêutico e bioquímico Mike McInnes e o especialista em nutrição Stuart McInnes.
Eles são os autores do livro "A dieta do mel - Como emagrecer dormindo", da Editora Gente.De acordo com eles, durante o sono, o mel abastece o fígado e contribui na melhora da função de todos os nossos mecanismos de reparação orgânica, na aceleração do processo metabólico de queima de gordura, na redução de hormônios geradores de estresse e na melhora da qualidade do sono.
Além de seguir a dieta e fazer os exercícios recomendados por eles, o regime consiste, basicamente, em consumir uma colher de sopa bem cheia de mel à noite. Segundo os autores, o fígado absorve a frutose encontrada no líquido e ela regula a glicose no interior do fígado e mantém o equilíbrio do nível de açúcar no sangue durante a noite toda.
O fígado fica, então, abastecido para manter o cérebro alimentado e não produz os hormônios relacionados ao estresse.
Desta forma, os hormônios reparadores podem fazer livremente seu trabalho usando as reservas de gordura do corpo, fazendo com que emagreçamos neste período.
Ficou animada?
Então, escolha o mel que mais a agrade e boa sorte!

Alguns tipos de mel

Mel silvestre (ou flor do campo) : é calmante e desintoxicante, ajudando o bem-estar de todo o corpo.
Mel flor de eucalipto: é mais forte e escuro e contém muitas vitaminas.
Bom para resfriados e tosses.
Mel flor da laranjeira: também é calmante e excelente para a insônia. É regularizador do intestino.

Nenhum comentário: